Histórico e Concepção da Fachasul

A Faculdade de Chapadão do Sul (FACHASUL) é uma instituição de ensino superior privada, que integra o Sistema Federal de Ensino, com sua sede na Rua 28, n. 615, bairro Centro, na cidade de Chapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul.

A entidade mantenedora da FACHASUL é a Sociedade Educacional do Centro-Oeste (SOECO), entidade fundada em 12.12.2000 e credenciada pela Portaria MEC nº 730, de 14.03.2002. A FACHASUL atende, por meio de suas funções de ensino, pesquisa e extensão, 04 municípios em um raio de 100 Km, que abrangem uma população aproximadamente de 80.000 habitantes.

A FACHASUL conta com dois cursos de graduação presenciais, seis cursos presenciais conectados e a distância através de parceria realizada com a UNOPAR  – Universidade Norte do Paraná nos cursos modalidade a distancia – presencial conectado.

A FACHASUL busca estimular em seu estudante a inquietação, a dúvida, à provocação de novas idéias, a procura de métodos mais modernos que propiciem ao interagir na busca de solução das questões que afetam a sociedade. Também, procura dotá-lo de formação profissional adequada, de valores e atitudes, tornando-o cidadão responsável e agente de transformação social.

Chapadão do Sul, Município ainda recente, criado em 1987, ocupa o extremo Nordeste de Mato Grosso do Sul, um dos espaços de chapadões mecanizáveis de Mato Grosso do Sul, ocupados com lavoura, na microrregião definida pelo IBGE como Cassilândia, ou então da  região do Bolsão, como foi chamada no Planejamento Estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul- MS-2020, definido em 1999.

O surgimento do município trouxe contribuições significativas para transformar a antiga região do Bolsão, conhecida por ser a mais atrasada do Estado até os anos 80, em espaço de inovações agrícolas de destaque e pelo desenvolvimento social, que em parte, pode ser avaliado pela curva acessiva do PIB e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo considerado um dos mais altos do Estado.

Destaca-se na tradicional e histórica região do Bolsão, não só pela identidade predominantemente sulista de sua população, como pela prática econômica da agricultura tecnificada e de alta produtividade em solos de cerrados e chapadões. Atualmente, além de se destacar na produção agrícola, também apresenta um dos criatórios de gado tecnicamente mais avançados do Estado e mesmo do país.

A região tem a seu favor ainda, a localização estratégica junto às vias de transporte do Estado, ocupando uma posição nodal entre as vias rodoviárias, (federal e estadual), fluvial (afluente do Rio Paraná) e ferroviária (FERRONORTE) e ao terminal ferroviário, levando o interesse de grandes grupos na instalação de usinas bioenergéticas, quais sejam a ETH no município de Costa Rica/MS (60 km), a CERRADINHO, município de Chapadão do Céu/GO (50 km) e IACO instalada no município de Chapadão do Sul/MS.

Diante das colocações acima, A FACHASUL, ciente de sua responsabilidade social e imbuída do propósito de qualificar profissionais para atender a demanda regional, propõe oferecer cursos de nível superior adequados à necessidade socioeconômica da região, sendo este o seu objetivo maior, fomentando o desenvolvimento e crescimento municipal e regional, através da habilitação e qualificação profissional.